O edital História dos Bairros de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em parceria com a TV Cultura, financiou (de 2007 à 2013) documentários que abordam a formação da cidade de São Paulo.
Rodrigo Gontijo foi contemplado em 04 edições do edital.
SONS DA PENHA – NOTAS DE UM BAIRRO (2013)
O som é o personagem principal deste documentário. Melodias, harmonias, ritmos, timbres, vozes e sotaques apresentam um bairro que começou através de um milagre atribuído à Nossa Senhora da Penha, seguiu por tradições ligadas às missas campais, congadas, quermesses, rodas de samba, shows de rock e hip hop.
Direção, roteiro e montagem: Rodrigo Gontijo. Assistente de direção e montagem: Jeferson Stader. Direção de fotografia: Crysthiano Nascimento. Som direto: Alexandre Moreira. Produção: Maristela Grossi. Finalização: Ricardo Matias. Trilha sonora: Sérgio Basbaum e Wilton Azevedo.
VILA GUILHERME – DO POMBO CORREIO AO EMAIL (2012)
Tradição e transformação, passado e presente. Dos imigrantes portugueses às bandas de música; da criação de pombos aos adolescentes que se divertem na internet. Dos pombos-correios aos emails, esta é a Vila Guilherme.
Direção, roteiro e montagem: Rodrigo Gontijo. Produção: Paulo Murilo. Direção de fotografia: Crysthiano Nascimento. Som direto: Alexandre Moreira.
HELIÓPOLIS – UM LUGAR AO SOL (2011)
Acompanhando a vida de 3 jovens onde a arte aparece como ferramenta para a emancipação gerando auto-estima e auto-confiança, o filme aborda diferentes aspectos de um bairro que foi marcado pela violência.
Direção, roteiro e montagem: Rodrigo Gontijo. Assistente de direção e montagem: Paulo Murilo. Direção de fotografia: Crysthiano Nascimento. Som direto: Alexandre Moreira. Finalização: Ricardo Matias.
JARAGUÁ – TERRA SEM MAL (2008)
O documentário ressalta a presença de duas aldeias de índios Guarani ao lado do mais alto pico paulistano, conhecido símbolo da cidade. O filme foi criado a partir de entrevistas com moradores indígenas e não indígenas, que constroem a vida do Jaraguá.
Direção: Rodrigo Gontijo e Nelma Salomão. Direção de fotografia: Lea Van Steen. Montagem: Marcus Bastos. Trilha sonora: Paulo Edson.