DOCUMENTÁRIOS

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS (2013)

O filme conta a história de José Carlos Marques, aposentado que teve as duas pernas amputadas por causa de uma doença comprovadamente relacionada ao fumo, a tromboangeíte obliterante. Sua imagem ilustrou a primeira rodada de advertências sanitárias nos maços de cigarro, a partir de 2001.

Direção, roteiro e montagem: Rodrigo Gontijo. Direção de fotografia: Jeferson Stader e Rodrigo Campos. Produção: Clarissa Homsi, Daniela Guedes e Denize Amorim. Realização: Aliança de Controle do Tabagismo.

Comentários de Ricardo Boechat.

Assista ao documentário na íntegra:


KUARAY – A HISTÓRIA DE UM BRASILEIRO (2012)

Kuaray, fundador da aldeia guarani Tekoa Ytu, escreveu um livro sobre sua adoção, a vida nas cidades e seu retorno ao mundo indígena. O trabalho foi entregue a um jornalista que desapareceu sem deixar pistas. Vinte anos após a morte de Kuaray, seu filho caçula vai atrás da memória do seu pai, reconstruída através de depoimentos em “Kuaray – a história de um brasileiro”.

Contemplado pelo ProAc – promoção da continuidade da cultura indígena.

Direção, roteiro e edição: Rodrigo Gontijo. Direção de fotografia: Theo Grahl. Assitente de direção, som direto e edição: Fernanda Vinhas. Trilha sonora: Joel Kuaray Mirim, Paulo Edson e Maurício Nascimento

Kuaray- a história de um brasileiro

 


ON MARCHE (2011)

Trabalho realizado para a 6ª edição do Festival Internacional de Dança Contemporânea de Marrakech que aconteceu de 22 à 29 de janeiro de 2011 em Marrakech, Marrocos. Durante este período foram apresentados trabalhos da África, Europa e América do Sul.

Direção e roteiro: Rodrigo Gontijo. Imagens e montagem: Rodrigo Gontijo e Fernanda Vinhas.

 


O ESCASSO AR DE UM ILHA (2005)

O documentário aborda os horrores da ocupação Indonésia em Timor Leste, que ao longo de 25 anos exterminou 1/3 da população. O vínculo do país com a comunidade de língua portuguesa foi fundamental para o início do processo de independência.

Melhor Documentário e Melhor Vídeo no Festival de Gramado – categoria Cine-Vídeo.

Direção, imagens e montagem: Rodrigo Gontijo.

 

 

 

 

 

 


 

Anúncios