Game Cultura – SESC Pompéia. Direção: Lúcia Leão; com Andrea Leoncini, Andrea Soares, Dudu Tsuda, Fernando Velazquez, Gisele Fink, Nacho Duran e Rodrigo Gontijo.
O projeto Corposcopio é uma instalação cíbrida que integra dois mundos. Por um lado, os participantes são convidados a vivenciar uma atividade muito antiga e presente em diversas culturas do mundo: as danças circulares. A proposta é estimular a experiência da riqueza ritual presente nas danças realizadas em círculo, de mãos dadas. Tais danças têm uma grande capacidade de agregar pessoas em grupos colaborativos. Por outro lado, questões referentes ao cotidiano tecnológico são propostas a partir da utilização de imagens midiatizadas, bancos de dados e remixagens. Nesse sentido, Corposcopioutiliza elementos tais como câmeras de vigilância, tecnologias móveis, aparelhos de telefone celular, estética do banco de dados, projeções e manipulações de imagens em tempo real.
O projeto é composto por três sistemas que se integram na atividade. O primeiro, composto pelos sistemas de captação e manipulação de imagens em tempo real, evoca o mundo dos VJs, da software arte e das tecnologias móveis. Nesse mundo de imagens, todo o grupo dialoga e se integra em remixagens, releituras e fragmentos. O segundo compõe a paisagem sonora, ambiente vibracional que interage com os participantes, em um diálogo co-criatvo. O terceiro mundo é criado pela interação das coreografias e os corpos dinâmicos. Nas versões que realizamos, foi evidente a importância da presença das coreógrafas na interação inicial com os participantes, na maneira de abrir o convite e conduzir as explicações dos passos. Os diálogos vivenciados extrapolam os níveis verbais e alcançam níveis sutis, de olhares, posições dos membros, bem como movimentos respiratórios.